Criação e desenvolvimento de Marca, Identidade Visual, Logo e Logotipo

Criação e desenvolvimento de Marca, Identidade Visual, Logo e Logotipo

A identidade da marca é a melhor maneira que uma startup, pequena empresa, empresa estabelecida, agência ou organização sem fins lucrativos pode obter uma vantagem competitiva.

A MyWebsolution realiza a Criação e desenvolvimento de Marca, Identidade Visual, Logo e Logotipo. Não perca tempo, peça já um orçamento pelo Telefone 11 3280-1027 ou  11 94276-9315 (whatsapp).

Um logotipo não é sua marca nem sua identidade. O design de logotipo, design de identidade e branding têm papéis diferentes, que juntos formam uma imagem percebida para um negócio ou produto.

Tem havido alguma discussão recente na web sobre esse assunto, sobre o seu logotipo não ser sua marca. Embora isso possa ser verdade, não vimos nenhum esclarecimento das diferenças entre ‘marca’, ‘identidade’ e ‘logotipo’.  Por isso vale a pena a explicação.

O que é marca? – A percepção da imagem corporativa emocional como um todo.
O que é identidade? – Os aspectos visuais que fazem parte da marca global.
O que é um logotipo? – Um logotipo identifica uma empresa em sua forma mais simples por meio do uso de uma marca ou ícone .

Para explicar isso com mais detalhes, vamos começar pelo topo – a marca.

O que é branding?

Branding certamente não é um assunto leve – publicações inteiras e centenas de livros foram escritos sobre o assunto; no entanto, resumindo, você poderia descrever uma ‘marca’ como uma organização, serviço ou produto com uma ‘personalidade’ moldada pelas percepções do público. Nesse sentido, também deve ser dito que um designer não pode “fazer” uma marca – apenas o público pode fazer isso. Um designer é a base da marca .

Muitas pessoas acreditam que uma marca consiste apenas em alguns elementos – algumas cores, algumas fontes, um logotipo, um slogan e talvez algumas músicas adicionadas também. Na verdade, é muito mais complicado do que isso. Você pode dizer que uma marca é uma ‘imagem corporativa’.

A ideia fundamental e o conceito central por trás de uma ‘imagem corporativa’ é que tudo o que uma empresa faz, tudo o que possui e tudo o que produz deve refletir os valores e objetivos do negócio como um todo.

É a consistência dessa ideia central que compõe a empresa, conduzindo-a, mostrando o que ela representa, em que acredita e por que existe. Não se trata apenas de algumas cores, alguns tipos de letras, um logotipo e um slogan.

Como exemplo, vejamos a conhecida empresa de TI, a Apple. A Apple, como empresa, projeta uma cultura corporativa humanística e uma forte ética corporativa, caracterizada pelo voluntariado, apoio a boas causas e envolvimento na comunidade. Esses valores da empresa são evidentes em tudo o que fazem, desde seus produtos inovadores e publicidade até o atendimento ao cliente. A Apple é uma marca emocionalmente humanista que realmente se conecta com as pessoas – quando as pessoas compram ou usam seus produtos ou serviços; eles se sentem parte da marca, até mesmo como uma tribo. É essa conexão emocional que cria sua marca – não apenas seus produtos e um logotipo pequeno.

Para uma compreensão mais completa do branding, em termos simples, recomendo o livro de Wally Olin: The Brand Handbook, que cito, é “um guia de referência fácil e essencial para um branding brilhante”.

O que é design de identidade?

Um papel importante na ‘marca’ ou ‘imagem corporativa’ de uma empresa é a sua identidade.

Na maioria dos casos, o design de identidade é baseado em dispositivos visuais usados ​​dentro de uma empresa, geralmente montados dentro de um conjunto de diretrizes. Essas diretrizes que constituem uma identidade geralmente administram como a identidade é aplicada em uma variedade de mídias, usando paletas de cores aprovadas, fontes, layouts, medidas e assim por diante. Essas diretrizes garantem que a identidade da empresa seja mantida coerente, o que por sua vez, permite que a marca como um todo seja reconhecível.

 

A identidade ou ‘imagem’ de uma empresa é composta por muitos dispositivos visuais:

  • Um logotipo (o símbolo de toda a identidade e marca)
  • Papelaria (papel timbrado + cartão de visita + envelopes, etc.)
  • Material de marketing (folhetos, brochuras, livros, sites, etc.)
  • Produtos e embalagens (produtos vendidos e a embalagem em que eles vêm)
  • Design de roupas (itens de roupas tangíveis usados ​​pelos funcionários)
  • Sinalização (design interior e exterior)
  • Mensagens e ações (mensagens transmitidas por meio de modos de comunicação indiretos ou diretos)
  • Outra comunicação (áudio, cheiro, toque, etc.)
  • Qualquer coisa visual que represente o negócio.

Todas essas coisas constituem uma identidade e devem apoiar a marca como um todo. O logotipo, entretanto, é a identidade corporativa e a marca, tudo embrulhado em uma marca identificável. Essa marca é o avatar e o símbolo da empresa como um todo.

O que é um logotipo?

Para entender o que é um logotipo, devemos primeiro entender para que serve.

Um logotipo é para … identificação .

Um logotipo identifica uma empresa ou produto por meio do uso de uma marca, bandeira, símbolo ou assinatura. Um logotipo não vende a empresa diretamente nem raramente descreve um negócio. Os logotipos derivam seu significado da qualidade da coisa que simboliza, não o contrário – os logotipos existem para a identidade, não para explicar. Em suma, o que um logotipo significa é mais importante do que sua aparência .

Para ilustrar esse conceito, pense em logotipos como pessoas. Preferimos ser chamados pelos nossos nomes – João, Maria, Pedro – ao invés da descrição confusa e esquecível de nós mesmos, como “o cara que sempre usa rosa e tem cabelo loiro”. Da mesma forma, um logotipo não deve descrever literalmente o que a empresa faz, mas sim identificar a empresa de uma forma que seja reconhecível e memorável.

Também é importante notar que somente depois que um logotipo se torna familiar, ele funciona da maneira que se destina a fazer da mesma forma que precisamos aprender os nomes das pessoas para identificá-las.

O logotipo identifica uma empresa ou produto em sua forma mais simples .

Resumo:

Marca – A percepção da imagem corporativa emocional como um todo.
Identidade – Os aspectos visuais que fazem parte da marca geral.
Logotipo – identifica uma empresa em sua forma mais simples por meio do uso de uma marca ou ícone .

Como você resumiria o design de marca, identidade e logotipo?

Peça já um orçamento pelo Telefone 11 3280-1027 ou  11 94276-9315 (whatsapp)



Preencha o formulário para que nossa equipe entre em contato e envie um orçamento personalizado para a criação e desenvolvimento de Marca, Identidade Visual, Logo e Logotipo